Kit com 2 garrafas Vinho Bacalhôa Catarina Branco
Produzido desde a colheita de 1981, foi muito provavelmente a primeira marca Portuguesa de vinho branco a fermentar parcialmente em barricas de madeira nova. Uma das marcas mais antigas da empresa que veio trazer um novo estilo de vinho branco ao mercado Português.
Vinho produzido com as duas variedades brancas portuguesas principais da Península de Setúbal, Fernão Pires e Arinto e a casta branca mais famosa do Mundo, Chardonnay, de vinhas orientadas a norte, plantadas em solos argilocalcários, nas encostas de azeitão, da Península de Setúbal. Em 2018, o ano decorreu com o Inverno frio e chuvoso e o Verão com temperaturas amenas, originando maturações das uvas medianamente tardias. O Fernão Pires, casta muito temporã, foi vindimado nos últimos dias de Agosto sendo logo seguida pelo Chardonnay ainda na primeira semana de Setembro; o Arinto, variedade mais tardia, teve a sua maturação óptima já em Setembro na 2ª quinzena.
Tanto o mosto Fernão Pires como o mosto Arinto fermentaram separadamente em depósitos de aço inox; parte do Chardonnay fermentou em barricas de madeira nova de carvalho francês, tendo estagiado nessas mesmas barricas 5 meses com batonnage. O lote final foi realizado em Janeiro de 2019, tendo sido logo engarrafado.
Uvas
63% Fernão Pires, 28% Chardonnay e 9% Arinto
Gastronomia
É um bom acompanhante de sopas e pratos de peixe, e mesmo de pratos leves de carne ou de cozinhas mais condimentadas dado o seu corpo e complexidade aromática. Recomendamos também com queijo de Azeitão numa oposição de sabores.