Vinho Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco
Quinta da Alorna nasceu em 1723, mais tarde D. Pedro de Almeida, o I Marquês de Alorna, após ter liderado a conquista da praça-forte de Alorna na Índia, conferiu à propriedade o nome que hoje tem.
Na margem do Rio Tejo e com a entrada marcada por uma árvore magnífica e rara no mundo, conhecida por bela sombra, a Quinta da Alorna destaca-se não só pela qualidade dos vinhos que produz como também pelos seus espaços naturais.
Uvas: As variedades presentes neste vinho são mantidas em segredo pelo produtor
Vinificação
As uvas deste Grande Reserva, são colhidas manualmente e separadamente em caixas de 18kg, são prensadas em ciclos longos e de baixa duração no período da manhã. Após a clarificação dos mostos, inicia-se a fermentação em barricas novas e de 2ª utilização de carvalho francês, estagiando sobre as borras finas durante 8 meses com batonnage. Após o lote final, o vinho é estabilizado e filtrado antes do engarrafamento.
Notas de degustação
Complexo, perfumado onde predominam notas de fruta amarela muito madura, destacando-se o pêssego e a nêspera, envolvidas por um toque floral. A baunilha discreta transmitida pelo carvalho francês, completa o "bouquet" de aromas.
Surpreende pela perfeita fusão entre a riqueza aromática, untuosidade e acidez. Grande estrutura, com final de boca profundo
Harmonização
Arroz de marisco, Massada de peixe, Gastronomia tradicional mediterrânica, Queijos de sabor intenso.
Pontuações
90 pontos Robert Parker
92 pontos Wine Enthusiast
- País: Portugal
- Região: Tejo
- Safra: 2019
- Tipo: Branco
- Volume: 750ml
- Temperatura de Serviço: 9 à 11 °C
- Teor Alcoólico: 13,5%