Vinho Rapariga da Quinta Reserva
“O estilo é muito atrativo e cheio de classe”, na opinião do crítico português João Paulo Martins. O corte de uvas do Rapariga da Quinta Reserva pode mudar de safra para safra mas, em geral, mistura Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional. A uva Trincadeira, que se dá muito bem no Alentejo, também pode aparecer.
A vinificação deste tinto é minuciosa, começa pela seleção dos cachos já na vinha, seguida de uma segunda seleção na adega. As uvas são suavemente esmagadas e passam por maceração pré-fermentativa a 12ºC. O mosto fermenta, então, em lagares de aço inoxidável com temperatura controlada e inoculação de leveduras selecionadas. Por último, o vinho matura durante 12 meses em barricas de 300 litros de carvalho francês novas e usadas.
Tamanho zelo origina um tinto de alto nível, com camadas de aromas de frutas maduras bem integradas com as notas conferidas pelo carvalho. Elegante e poderoso na boca, tem um final muito longo e sedutor e uma estrutura que permitirá um bom envelhecimento em garrafa. Deve ser servido entre 16 e 18ºC.
- País: Portugal
- Região: Alentejo
- Safra: 2019
- Tipo: Tinto
- Volume: 750ml
- Temperatura de Serviço: 16 à 18 °C
- Teor Alcoólico: 14,5%