Vinho Virna Barolo del Comune di Barolo
Primeira mulher da Itália graduada em enologia
Descendente de um dos sobrenomes históricos dos Langhe, a família Borgogno, Virna, formada em Enologia, é a primeira mulher na Itália a se formar em Técnica Enológica, em 1988 passou a apoiar seu pai Lodovico, na gestão da vinícola. As vinhas da família datam de 1720, enquanto a imobiliária foi fundada por Enrico Borgogno em 1950. Hoje as rédeas da empresa passaram totalmente para as mãos de Virna e da sua irmã Ivana que se encarrega da parte administrativa e comercial. Além disso, em 2001 chega a decisão de renovar a imagem da adega, inserindo o logotipo Virna e dando maior importância ao grande protagonismo feminino presente na adega.
SOBRE O VINHO:
É o blend de vinhos de famosos crus do Concelho de Barolo. Elegância e fruta combinam com força e estrutura oferecendo um Barolo com aromas intensos a pequenos frutos vermelhos e notas de chocolate e baunilha numa fusão que surpreende e satisfaz plenamente. Idades 18/24 meses em tonneau francês e barricas de grande capacidade.
UVAS: Nebbiolo, subvariedades Lampia e Michet.
Envelhecimento em barricas de 300/500 litros por cerca de 18 meses. Completa a maturação em inox antes do engarrafamento. Envelhecimento em garrafas horizontalmente antes de embalar e despachar.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO:
Cor vermelho rubi intenso, nariz cheio de frutos vermelhos e com notas de carvalho e baunilha. Cheio e concentrado, taninos visíveis e fruta esplêndida. Complexo e completo, encorpado, com muita fruta e taninos redondos.
PONTUAÇÃO:
92 pontos James Suckling
92 pontos Robert Parker - Wine Advocate
- País: Itália
- Região: Piemonte
- Safra: 2015
- Tipo: Tinto
- Volume: 750ml
- Temperatura de Serviço: 17 à 18 °C
- Teor Alcoólico: 14,5%