Vnho Meruge Branco Douro DOC
A Lavradores de Feitoria é uma vinícola fundada por 15 lavradores, proprietários de quintas localizadas nos melhores terroirs do Douro, em Portugal. O projeto teve início em 2000, com o objetivo de trazer estabilidade financeira para alguns dos pequenos produtores e viticultores da região. Essa colaboração foi um marco, já que foi a primeira vez em que um grupo de produtores durienses associou experiências, inovação e tradição para produzir vinhos superiores, com uma ótima relação de preço e qualidade.
Uma de suas quintas mais espetaculares é o histórico Palácio de Mateus, construído entre os séculos XVII e XVIII na cidade de Vila Real. Com jardins belíssimos e uma tradição de mais de 300 anos no mundo do vinho, essa famosa propriedade é também uma excelente opção de enoturismo, tendo sido eleita por duas vezes o melhor destino de enoturismo em Portugal (Revista de Vinhos em 2014 e Revista Grandes Escolhas em 2017). O Palácio de Mateus é uma visita obrigatória para todos os enófilos que viajam pelo Douro.
Uvas: 100% Viosinho
Vinificação
Fermentação em barricas de carvalho. Envelhecido em barricas de carvalho português (cru), durante 6 meses.
Notas de prova
Cor palha citrino, com nariz muito elegante, é fino, cheio e complexo. Excelente frescura, com notas de pêra e marmelo, conjugadas com nuances de baunilha. Com a madeira muito bem integrada, à medida que abre no copo, libertam-se aromas e especiarias e frutos secos, que o tornam muito rico e bastante interessante.
Na boca apresenta-se muito equilibrado, com a primeira sensação fresca e frutada a evoluir para a complexidade dos frutos secos e algum abaunilhado, fruto do estágio em madeira. É expressivo e harmonioso. Apresenta um bom equilíbrio entre estrutura e acidez, o que lhe proporciona longevidade.
- País: Portugal
- Região: Douro
- Safra: 2020
- Tipo: Branco
- Volume: 750ml
- Temperatura de Serviço: 11 à 13 °C
- Teor Alcoólico: 13,5%